terça-feira, 7 de julho de 2009

MON - Museu Oscar Niemeyer


Com características de um museu do século XXI, foi inaugurado em 22 de novembro de 2002 o Museu Oscar Niemeyer (ou Museu do Olho, como é conhecido em Curitiba), contando com a presença do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e do arquiteto Oscar Niemeyer.

O Museu possui 144 mil m², sendo 33.000 de área construída. Estas dimensões fazem da obra o maior museu da América Latina.

O projeto assinado por Oscar Niemeyer é, na realidade, uma reformulação do projeto original do Edifício Castello Branco, de autoria do mesmo arquiteto. A ampliação do local resultou em uma estrutura moderna e arrojada em formato de olho, que abriga um salão de exposições de 2.100 m2.

O Museu possui outra área destinada a exposições com 16.650 m2, dividida em nove salas, um anexo e um jardim de esculturas. No subsolo fica a área para grandes esculturas e um salão nobre. As áreas cobertas destinadas a exposições abertas localizam-se no primeiro pavimento. Conta com uma cafeteria, uma livraria, um restaurante e diversas áreas de estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.