Curitiba, cidade limpa.


A limpeza das ruas é perceptível para quem vem a Curitiba. O hábito do curitibano de não jogar lixo no chão chega a ser contagiante e causa muita cara feia quando alguém infringe esse costume.
É bastante comum caminhar com algo a se jogado no lixo nas mãos até encontrar uma das lixeiras municipais. Lembro-me de uma campanha de TV na qual o Oscar Schmidt (ex-jogador de basquete) estava sentado num banco de praça em Curitiba e ao seu lado, um senhor lendo um jornal. Do banco, Oscar passou a observar pessoas fazendo fantásticos arremessos de seus lixos, como no basquete, nas lixeiras. Depois de muito observar, ele mesmo arremessa um copo vazio de refrigerante em direção à uma lixeira, o arremesso dá no aro e cai para fora da lixiera. Nisso, o senhor do jornal olha para ele e diz: "Você não é daqui, não é mesmo?".
Uma das explicações para o sucesso da limpeza das ruas de Curitiba é que quanto mais limpa a cidade fica, mais a população cuida. Recentemente Curitiba recebeu da Rede Globo o título da cidade mais limpa dentre outras grandes cidades do Brasil pesquisadas. O teste consistia em combinar com a empresa de limpeza pública, para que não fizessem a limpeza no trecho mais movimentado da cidade por 24 horas e então, todo o lixo recolhido seria pesado. Curitiba coletou apenas 33 kg, contra 203 kg de Goiânia, 540 kg de São Paulo, 680 kg do Rio de Janeiro, 710 kg de Belém, 1 tonelada de Fortaleza e 1,2 toneladas de Salvador. Guardadas as diferenças regionais, a diferença de Curitiba para as demais é expressiva.
E essa civilidade para manter a cidade limpa foi mais um dos 50 Motivos para se Amar Curitiba elencados pela Gazeta do Povo.

Comentários

  1. Gostei, cheguei a Curitiba em janeiro de 1968, era feinho mas os curitibanos muitos educados, agora ficou mais linda e limpa com Jaime Lerner, q educou o povo na limpeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curitiba, uma das vinte e oito cidades mais limpas do mundo? Isto é notícia para ser inserida no livro: FEBEAPA

      Excluir
    2. Curitiba, uma das vinte e oito cidades mais limpas do mundo? Isto é notícia para ser inserida no livro: FEBEAPA

      Excluir
    3. ahahaha! Mais uma, mas essa é inofensiva!

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas