Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib

A Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, templo religioso da comunidade muçulmana de Curitiba, foi inaugurada em 1972. Erguida no característico estilo arquitetônico islâmico, possui uma cúpula central, ladeada por duas torres - denominadas “minaretes” (do árabe “manar”, ou “torre”).

Totalmente forrada por legítimos tapetes persas, sua construção foi orientada em direção à cidade sagrada de Meca, conforme determinam as prescrições religiosas. Na parte inferior, conta com escritórios, biblioteca e anfiteatro. Na parte de trás, possui belo jardim. No interior do amplo recinto frontal da Mesquita, a comunidade muçulmana da capital paranaense realiza seus cultos, especialmente as Orações de Sexta-Feira ao meio-dia, que, obrigatoriamente, devem ser feitas de maneira coletiva.

Ao dar à Mesquita de Curitiba o nome de “Imam Ali ibn Abi Tálib”, a comunidade muçulmana da cidade quis homenagear uma das mais importantes personalidades da história islâmica. O Imam (Guia Espiritual) Ali ibn (filho de) Abi Tálib era primo e genro do Profeta Muhammad (Maomé).

Comentários

  1. Será que permite visitação de não-muçulmanos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Mesquita esta aberta para a visitação de qualquer pessoa a qualquer dia da semana, porém nem sempre o administrador esta disponível para receber, nos domingos ela é aberta especialmente para a visitação.

      Excluir
    2. Sim. Aos domingos, a partir das 10 da manhã. Serás bem-vinda!

      Excluir
  2. Oi Lara. Penso que sim, mas tenho dúvidas se permitem que mulheres visitem o local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro. As mulheres muçulmanas também oram na Mesquita. Não-muçulmanas são bem-vindas também. Basta colocar o hijab (véu sobre os cabelos e ombros, que a própria Mesquita disponibiliza) e tirar os calçados.

      Excluir
  3. A visitação é aberta para todos, Ás mulheres receberão um véu. Se estiverem de mini-saia, bermuda ou blusa sem mangas, receberão um túnica para cobrir o corpo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Neiton. Obrigado pela informação. Soube também que a mesquita está sendo reformada ou restaurada, não sei, então penso que seria uma grande oportunidade para visitar novamente.

    ResponderExcluir
  5. Vo nessa mesquita essa quinta será que é legal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas