Os Ipês de Curitiba


Os Ipês (amarelos, Rosas ou roxos) são as árvores mais comuns utilizadas no paisagismo da cidade, seja nos parques, nas ruas ou nas casas. Os ipês amarelos, que fazem parte da flora nativa do Paraná, indicam que a primavera está chegando e que as temperaturas, a partir de então, vão subir. Como a variação das temperaturas em Curitiba está cada vez mais confusa, até os Ipês andam se enganando de estação (esse da foto estava florido em pleno outono). Esse belo espécime fica na empresa onde eu trabalho e complementando a foto, a luminária passa a sensação de que está nos observando.

No fim do ano passado, a prefeitura de Curitiba aumentou de 26 para 51 o número de árvores da capital imunes ao corte. Entre elas, mais dois ipês amarelos: da Rodoferroviária e da Avenida Manoel Ribas. Até então, o ipê amarelo da Praça Tiradentes era o único que constava na lista.

Comentários

  1. Olá, essa árvore é uma Cassia, conhecida também como Fedegoso, e sua floração prolongada se dá entre fevereiro e maio.

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina! Que legal. Para quem não conhece, todas as árvores com flors amarelas são logo classificadas como Ipê!
    Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Olá...aos poucos vou conhecendo suas fotos mais antigas. Muito lindas os Ipês, Cassias e outras tantas que temos em Curitiba...obrigada Regina pela informação, também pensava que eram Ipês...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas