Corpus Christi





Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo padre ou arcebispo, no caso de Curitiba, foi carregado pelo arcebispo dom Moacyr Vitti. Esse representante da igreja, é a única pessoa que passa por cima do tapete, como se fosse uma representação de que Jesus andaria por ali e seria recebido com um belo tapete na cidade. "É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que ele passasse por cima", conta o padre Clodovis Boff, professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Tapetes de Corpus Christi foram feitos em toda extensão das Avenidas Barão do Serro Azul e Cândido de Abreu desde a Catedral até a Praça Nossa Senhora de Salete no Centro Cívico, para a passagem da procissão. O tapete montado para a procissão, que aconteceu ontem à tarde, foi confeccionado com cinco toneladas de materiais e tem 1,5 quilômetros de extensão. Ao todo, 92 comunidades participaram da confecção.

A celebração em frente à Catedral Basílica teve início às 15 horas e foi comandada pelo padre Reginaldo Manzotti. Após a missa, que durou cerca de uma hora e meia, os fiéis seguiram em procissão rumo ao Centro Cívico pela Avenida Cândido de Abreu. No início da noite, por volta das 17h45, o cortejo chegou à Praça Nossa Senhora da Salete, nas imediações do Palácio Iguaçu. A celebração foi encerrada com uma bênção solene. Estima-se que 100 mil pessoas participaram da procissão em Curitiba,

Fontes: Gazeta do Povo e Wikipedia

Comentários

  1. Olá...muito lindo essas fotos e obrigada por divulgar...sou católica praticante, catequista e fico muito feliz quando vejo essas cenas e a fé do povo, que o fundamento está só em procurar a felicidade em um DEUS de amor...

    ResponderExcluir
  2. Tem uma outra (em outro post) de uma senhora na sacada com um terço nas mãos que gosto muito. E outra de uma senhora dentro da catedral de joelhos diante de uma imagem rezando fervorosamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas