Paróquia Catedral de São João Batista


Apesar de estarmos na época de natal e da foto mostrar um presépio, essa não foi feita nesse ano (ficou esperando pacientemente nos arquivos).
A igreja em questão é a Paróquia Catedral de São João Batista Rito Ucraino que fica na Rua Maranhão, no Bairro Água Verde. A foto foi feita a partir da Av. Pres. Kennedy e além do presépio, podemos ver duas datas (988 e 1988). Essa igreja é uma das igrejas Greco-Católica Ucraniana, ou simplesmente Igreja Católica Ucraniana que existem no mundo.
A primeira igreja cristã na Ucrânia foi fundada em no ano 988 e segue o rito Bizantino. Estima-se que exista no mundo cerca 6 a 10 milhões de fiéis, boa parte da Ucrânia. Há no Brasil 246 igrejas greco-católicas (dentre elas essa da Água Verde). Se segunda à sábado as missas são em português e aos domingos a missa é realizada no idioma ucraniano.

Comentários

  1. Oi Washington,
    Fiquei encantada com a sua postagem. Desde que comecei o facebook passei abri um álbum com Igrejas e Sinagogas. Mas, as Igrejas de Curitiba ainda não tenho muitas, só algumas.
    Estamos em férias e sempre tenho lembrado de seu blog. Vez por outra faço o Marden tirar fotos de casas de madeiras da Nova Zelândia. Pensei em mandar pra voce... (como?)
    Feliz Ano Novo para você e familiares.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marilia. Obrigado pelas visitas e por lembrar do blog. Vou dar uma olhada no seu álbum de fotos de igrejas. Sempre me interessam.
    Casas de madeira da Nova Zelandia? Wow! Devem ser muito bacanas. Seria muito legal ver as fotos (wctakeuchi@gmail.com).
    Feliz Ano Novo para vocês, aproveitem bem as ferias. Diga ao Marden que os comentários dele no programa da Maria faz falta.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas