Obra Prima




Antônio Meireles Sobrinho nasceu na Vila do Conde, Portugal. Quando chegou ao Brasil tinha 13 anos de idade. Trabalhou no comércio e com 20 anos, usando suas economias, abriu seu próprio estabelecimento.
Na década de 20 era considerado um dos mais importantes industriais do Paraná. Quando chegou a Piraquara, cidade que hoje compõe a região metropolitana de Curitiba, essa ainda chamava-se Vila Deodoro. Nessa época, a vila exportava erva-mate, cereais, cascas para curtume e lenha.
Antônio Meireles era proprietário da empresa de eletricidade e de uma casa de negócios. Sua serraria movida à força hidráulica, produzia barricas para acondicionar erva-mate que exportava para Rosário de Santa Fé.
Em 1923 construiu a casa onde morava no andar superior com a sua família e no andar inferior, funcionava seu escritório e comércio.
A casa de Antônio Meireles foi restaurada e em parte dele, hoje funcionar o Restaurante Obra Prima. Na parte superior da casa, ainda mora uma de suas descendentes.
A rua recebeu esse nome em homenagem aquele que foi um de seus maiores empreendedores.

Comentários

  1. Adoro essas histórias ( é como se ) eu tivesse estado lá... E não sei por qual razão... (só sei que sinto assim). Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas