Bustos e estátuas de Curitiba - Getúlio Vargas

Na Praça Tiradentes, de costas para a Rua Marechal Floriano, existe essa estátua do ex-presidente Getúlio Vargas. Não é muito comum estátuas de corpo inteiro em Curitiba (na Tiradentes encontraremos três delas) e essa de Vargas o apresenta de uma forma até descontraída, como se estivesse apreciando a praça. Aos seus pés, na integra encontraremos a sua carta testamento, aquela que termina com a famosa frase "...saio da vida para entrar na história".
Em sua homenagem na época em que ele estava no auge do poder, os vereadores renomearam a Av. Visconde de Guarapuava para Av. Getúlio Vargas, mas como o povo de Curitiba recusou o rebaixamento do Visconde, a Getúlio Vargas tomou o nome de outra rua (Ivahy) e lá permanece até hoje!

Comentários

  1. Que eu saiba a av. Getúlio Vargas se chamava Rio Ivaí, que foi uma mudança tão grave como queriam mudar a Visc. de Guarapuava porque a avenida homenageava outro grande rio paranaense como o Iguaçu sua rua paralela. Por outro lado nem todos os estados brasileiros tem uma GV. Como é o caso de São Paulo devido a intriga da época da Revolução de 30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauricio! Fiz a correção do nome para Ivahy, conforme encontrei no livro Ruas e Historias de Curitiba. Abraço.

      Excluir
  2. Há umas três semanas estive em Curitiba, e procurei no Google a localização dessa estátua. Quando criança meu pai e eu, em visita à capital do estado, fomos de ônibus ao centro e passamos uma gostosa tarde juntos, passeando entre praças e monumentos. Foi tão boa que nunca mais saiu de minhas lembranças.

    A cena mais viva em minha memória é a imagem em bronze do ex-presidente e sua carta testamento. Fiquei sensibilizado naquela tarde ao ler a reprodução do texto de Vargas.

    Tenho um carinho muito especial pelo local.

    Um abraço.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio. Obrigado por dividir essa bela memória com a gente. Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas