Colégio Estadual do Paraná








O evento do Parkouritiba me interessou por si só, mas uma das razões que também me levou ao local foi a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Colégio Estadual do Paraná. Circulando pelo CEP pela primeira vez na minha vida, pode fazer algumas fotos de ângulos que desconhecia, as quais compartilho hoje.
Para saber um pouco mais da história do CEP, siga lendo.

Em 1846 é criado o Licêo de Coritiba, instalado em casa alugada no Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes. Nesta época, a região ainda pertencia à Província de São Paulo, obtendo sua autonomia somente em 29 de agosto de 1853 com a lei assinada pelo Imperador Dom Pedro II.
Em 1854 é inaugurada a primeira sede na rua da Assembléia, hoje rua Dr. Muricy, entre as atuais ruas Saldanha Marinho e Cruz Machado.
Em 1872, o Governo Provincial adquire, para a sede do Licêo, a casa do Comendador Manoel Antonio Guimarães (Visconde de Nacar), um imóvel situado na rua Aquidaban, atual rua Emiliano Perneta.
Em 1876 o Licêo passa a denominar–se Instituto Paranaense, anexo ao qual é instalada a Escola Normal, atual Instituto de Educação Prof. Erasmo Pilotto.
Com a Reforma do Ensino em 1892, o Instituto Paranaense passa a denominar- se Gymnásio Paranaense.
Em 1904 a 3ª sede própria é inaugurada na rua Borges de Macedo (atual rua Ébano Pereira) onde hoje está instalada a Secretaria de Estado da Cultura.
No dia 10 de julho de 1942, o Gymnásio Paranaense passa denominar-se Colégio Paranaense e já no anos seguinte, o Presidente da República, muda a denominação para Colégio Estadual do Paraná.
É lançada a pedra fundamental do novo prédio, na praça Santos de Andrade, onde se encontra o Teatro Guaíra. Julgada insuficiente a área, em 1944 é desapropriada a Chácara da Glória, ou de "Nhá Laura", na avenida João Gualberto, iniciando-se aí a construção da atual sede.

Em 29 de março de 1950, é inaugurada a sede atual pelo então Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra e pelo Ministro da Educação e Cultura, Professor Clemente Mariani.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas