A Casa dos Gerânios abandonada




Imagem feita por Key Imaguire Jr e Marialba Rocha Gaspar Imaguire em 1978 - Fonte: blog do Key

Passei recentemente pela Casa dos Gerânios na Avenida Manoel Ribas em Santa Felicidade e me espantei com o estado de degradação a que ambas as casas (principalmente a que está mais ao fundo) encontram-se. Parei para fazer as tristes fotos de hoje.

Entendo que um terreno desse tamanho em local tão valorizado, não incentiva a preservação desse patrimônio por parte dos herdeiros e lamento que não haja instrumentos de preservação que tornassem essa preservação tão atrativa quanto a exploração comercial/imobiliária do terreno.

O que podemos esperar no caso dessa (certamente) Unidade de Interesse de Preservação é que ela seja totalmente abandonada para que um dia esse abandono a leve ao chão, como já se percebe na casa mais ao fundo.

Essa edificação é de 1880 e era a moradia rural da família de Nicolau Boscardin. A cobertura recebia telhas alemãs e o beiral de cimalha. O nome vinha do hábito mantido por décadas pela Noba Carolina Boscardin de enfeitar as janelas com vasos de gerânios.

Uma pena que mais essa bela história da imigração italiana, de Santa Felicidade e de Curitiba num futuro não muito distante virará pó ou quem sabe, eu esteja redondamente enganado!

A última foto emprestei do blog do Key Imaguire Jr, que mostra como a Casa dos Gerânios era em 1978, época em que os gerânios ainda enfeitavam as janelas.

Comentários

  1. Tenho os mesmos sentimentos de consternação e interesse quando passo pela Casa dos Gerânios, Takeuchi. Penso que podemos realçar a necessidade de providências se destacarmos cada vez mais o estado da histórica edificação e vou sugerir aos colegas do Croquis Urbanos que ela seja incluída na agenda dos nossos desenhos em uma das manhãs de domingo. Com a ajuda das suas fotos e a referência da imagem mais antiga todos terão interesse em ir lá para desenhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a ideia excelente com palacetes , casarões antigo para não se transformar em coisas padronizadas como tudo ou quase tudo em todas as áreas externa, interna das coisas, seres humanos tudo meio esquisito, e hoje quase tudo perdeu o valor, parabéns amigos, amei

      Excluir
  2. Mas o que podemos fazer para melhorar essa situação?
    como população com quem devemos falar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi recentemente que o telhado foi recuperado. Acho que será restaurada.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas