A Casa José Barbosa e Ernani Vasconcelos











A proprietária da casa José Barbosa (filha do mesmo), concedeu-me a honra de poder conhecer internamente a incrível casa projetada por Ernani Vasconcelos, amigo da família que muito frequentou a casa, como pude constatar pelos murais que fez na entrada e no bar e ainda, nas incríveis pinturas num grande armário num dos cômodos da casa.

José Barbosa era madeireiro, o que explica o primor na execução dos móveis, sempre em madeiras nobres.

O cuidado e amor que sua filha dedica à preservação da casa é admirável. A casa sem dúvida alguma constitui numa jóia da arquitetura modernista não apenas de Curitiba, mas do Brasil. 

Ernâni Vasconcelos (1912 – RJ / 1988 - RJ) formou-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes em 1933.

Em 1934 obteve o Prêmio Caminhoá de Arquitetura, viajando pela Europa. De volta engaja-se no grupo renovador de artes no Rio de Janeiro Compôs a equipe capitaneada por Lucio Costa no projeto para o Edifício Gustavo Capanema, o MEC, marco referencial da Arquitetura Moderna Brasileira.

Na sua prática privada projetou dezenas de residências, algumas muito importantes, como a residência José Barbosa, em Curitiba e o Sítio Penachaves, em Petrópolis. Associado ao arquiteto Álvaro Vital Brazil, trabalhou em inúmeras sedes estaduais do Banco da Lavoura de Minas Gerais. Foi diretor de planejamento da COHAB e diretor de Arquitetura e Urbanismo da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro.

Sua primeira exposição individual como pintor foi realizada na Tetos do Brasil, em 1947, então o principal centro das artes plástica no Rio. O artista tem vários prêmios como Viagem ao País - do VII Salão de Arte Moderna, 1958; I Prêmio no IX Salão Paulista de Arte Moderna, 1960; I Prêmio em Pintura do XX Salão Paranaense, 1963, e o Grande Prêmio de Pintura, no IV Centenário do Rio de Janeiro, 1964.

Comentários

  1. Respostas
    1. Oi Sandra. Fica na João Gualberto ao lado do Colégio Estadual do Paraná

      Excluir
  2. Muito obrigada pelas informações. Sempre passo ali e fico admirando.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelas belíssimas fotos dos interiores. O armário com aquelas pinturas é algo inesperado, maravilha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas