terça-feira, 12 de maio de 2015

A Casa José Barbosa e Ernani Vasconcelos











A proprietária da casa José Barbosa (filha do mesmo), concedeu-me a honra de poder conhecer internamente a incrível casa projetada por Ernani Vasconcelos, amigo da família que muito frequentou a casa, como pude constatar pelos murais que fez na entrada e no bar e ainda, nas incríveis pinturas num grande armário num dos cômodos da casa.

José Barbosa era madeireiro, o que explica o primor na execução dos móveis, sempre em madeiras nobres.

O cuidado e amor que sua filha dedica à preservação da casa é admirável. A casa sem dúvida alguma constitui numa jóia da arquitetura modernista não apenas de Curitiba, mas do Brasil. 

Ernâni Vasconcelos (1912 – RJ / 1988 - RJ) formou-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes em 1933.

Em 1934 obteve o Prêmio Caminhoá de Arquitetura, viajando pela Europa. De volta engaja-se no grupo renovador de artes no Rio de Janeiro Compôs a equipe capitaneada por Lucio Costa no projeto para o Edifício Gustavo Capanema, o MEC, marco referencial da Arquitetura Moderna Brasileira.

Na sua prática privada projetou dezenas de residências, algumas muito importantes, como a residência José Barbosa, em Curitiba e o Sítio Penachaves, em Petrópolis. Associado ao arquiteto Álvaro Vital Brazil, trabalhou em inúmeras sedes estaduais do Banco da Lavoura de Minas Gerais. Foi diretor de planejamento da COHAB e diretor de Arquitetura e Urbanismo da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro.

Sua primeira exposição individual como pintor foi realizada na Tetos do Brasil, em 1947, então o principal centro das artes plástica no Rio. O artista tem vários prêmios como Viagem ao País - do VII Salão de Arte Moderna, 1958; I Prêmio no IX Salão Paulista de Arte Moderna, 1960; I Prêmio em Pintura do XX Salão Paranaense, 1963, e o Grande Prêmio de Pintura, no IV Centenário do Rio de Janeiro, 1964.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Sandra. Fica na João Gualberto ao lado do Colégio Estadual do Paraná

      Excluir
  2. Muito obrigada pelas informações. Sempre passo ali e fico admirando.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.