A cúpula verde.

Essa foto foi feita da rua XV de Novembro perto da esquina com a Dr. Muricy. Em primeiro plano um dos muitos, muitos prédios da XV que valem a pena ser observados perigosamente andando e olhando pra cima. Ao fundo, um lindo edifício em cujo topo há uma cúpula esverdeada, segundo bem lembrou uma amiga, cor que o cobre assume quando exposto ao tempo.
O seguir, um relato bem bacana sobre o prédio feito pelo amigo Hugo Umberto: “Este edifício, Pedro Demeterco, foi construído pela Família Demeterco, antigos donos do Mercadorama. A cúpula foi feita como anexo somente no fim da obra, pois na ocasião, a esposa do sr Demeterco se recusava a aceitar por o nome da família no edifício pela falta de arquitetura monárquica e dizia que sentiria vergonha diante da sociedade carioca, que frequentava na época, por ter construído um pombal em Curitiba (tirando a cúpula, o edifício não tem quase nenhum elemento arquitetônico relevante, apenas janelas populares espalhadas por todo o edifício). 
Diante disso, o Sr. Demeterco na ocasião, para agradar a esposa, não economizou na cúpula de cobre feita no Rio de Janeiro e alterou a arquitetura do mesmo no fim da obra para abrigar essa cúpula. Também não economizou nos mármores requintados da época. Ficou feliz a esposa com o resultado e ganhou com isso Curitiba! A Família Demeterco ainda ocupa parte desse edifício. Esse relato me foi passado por um dos netos há quatro anos.”

Comentários

  1. Escondidas em cada tijolo, atrás de camadas de tintas envelhecidas, milhares de histórias e estórias estão prontas para serem garimpadas.

    Parabéns por trazer à tona, com imagens e palavras, estas belas testemunhas do tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas