Casa Barrozo









A Casa Barrozo projetada pelo arquiteto Marcos Bertoldi, concluída em 2011, foi construída num terreno especialmente selecionado pela vizinhança com o campo de golfe do Graciosa Country Club.
A casa acontece como residência (espaços íntimos) a partir do segundo pavimento, de onde tem-se acesso à vista do clube, principal motivação do projeto. O uso do concreto armado aparente foi opção do arquiteto, que obteve por parte do proprietário total liberdade criativa.
Nas palavras do arquiteto, quando se experimenta uma paisagem, existem altos e baixos, alargamentos e estreitamentos, claros e escuros. Percebe-se o mesmo na casa, que propõe muita movimentação.
A interpenetração dos dois elementos principais (concreto e vidro), propicia as duas principais perspectivas da casa: a urbana e a do clube. A casa não tem elementos decorativos. Todas as partes são funcionais, o que não impediu que o desenho das rampas, que se projetam na fachada, se tornassem um elemento plástico importante.
Na parte mais íntima da casa, os quartos revestidos na cor magenta funcionam como uma instalação, onde há também uma espécie de jardim secreto, no qual uma grande árvore cresce sem ser vista de qualquer ponto exterior.
Foi enfim, uma grande oportunidade termos tido acesso à essa casa que certamente se tornará um patrimônio da cidade. Nesse dia, um pequeno grupo do Urban Sketchers de Curitiba além de conhecer a casa, fizeram alguns rápidos sketches.

Comentários

Postagens mais visitadas