Edifício Marumby







Através de um amigo que mora no Edifício Marumby, tive acesso à esse prédio que é de autoria do engenheiro/arquiteto Romeu Paulo da Costa (Curitiba 24/01/1924 - 03/05/2014), um dos mestres da arquitetura do movimento modernista em Curitiba.

O prédio foi construído em entre 1946 e 1948 pela incorporadora Gutierrez, Paula e Munhoz. No hall de entrada encontrei grandes painéis de fotos super interessantes, cujos créditos infelizmente não estavam disponíveis. Uma de 1947 quando o prédio já estava em estado adiantado de construção e outra altamente intrigante de 1950, que mostra um maluco andando na corda bamba a partir do topo do prédio (onde estava a outra ponta do cabo não consigo imaginar).

O Edifício Marumby fica na Praça Santos Andrade, tendo como vizinhos o Teatro Guaíra, a UFPR e a Capela Santa Maria.

Para saber muito mais sobre mais prédios de Curitiba, acesse o sensacional site Prédios de Curitiba na internet e também no Facebook.

Procurando informações sobre o edifício, encontrei uma postagem de 06/05/2014 sobre o lamentável falecimento de Romeu Paulo da Costa no site do CAU/PR (replicado no site do CAU/BR) , onde três fotos minhas já publicadas nesse blog (veja o post aqui) foram utilizadas para ilustrar a nota.

Comentários

  1. Olá. Foi em Março de 1952 que os equilibristas alemães do Zugspitz-artisten se apresentaram. A corda foi esticada entre os edifícios Marumby e Copacana. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível o feito não é? Acredito que hoje em dia não seria autorizado.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas