Um cortiço curitibano?













Esse fabuloso prédio, na Saldanha Marinho com a Brigadeiro Franco, revestido com pó de pedra e com todos esses elementos inspirados no art deco na sua fachada, onde tive a grata sorte de poder entrar para um rápido tour, é o que mais se aproxima da definição de cortiço que conheci em Curitiba.
Definição de cortiço na Wikipedia: denominação dada a uma casa cujos cômodos são alugados, servindo cada um deles como habitação para uma família (geralmente de baixa renda) e com instalações sanitárias de uso comum.
Esse prédio tem preservado alguns elementos originais, como boa parte do revestimento externo, algumas portas e janelas, o piso e escadaria na entrada e um vitral. Internamente porém, divisórias feitas de tapume, fechadas com um cadeado comum, definem pequenos cômodos ocupados por pequenas famílias, certamente fez perder muito do que lá existiu um dia.
Não me recordo quantas pessoas me disseram morar no prédio, mas lembro que foi surpreendente o número. Na esquina funciona um restaurante cuja dona é a pessoa que arrendou o prédio e o explora comercialmente (função que um dia já foi do senhor que aparece na porta do quarto verde).
Não consegui dos moradores informações quanto a história do prédio (arquiteto, ano de construção), algo que espero obter um dia.
Uma curiosidade, a sétima foto dessa postagem não mostra a escadaria da entrada, mas uma outra no andar de cima que leva a um quarto que não é mais alugado, pois me disseram que ali o último inquilino que o ocupou deu fim à própria vida.
Certamente uma boa pesquisa revelaria outras histórias interessantes desse nosso cortiço curitibano.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe alguma informação antiga esteja aqui http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-engenheiro-que-curitiba-esqueceu-2daj6qik8jljbye6wkaqgal56

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, agradeço imensamente o link enviado. Preciosas informações!!

      Excluir
  3. Eu morei aí em 2008 é a mesma história que conta e do quarto lá de cima eu tinha muito medo kkkk mas passei muitos momentos bons aí kkkk aprendi muitas coisas também

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de saber a real história desse lugar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas