quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Convento São José

















 O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, conhecido como Colégio do Cajuru, iniciou suas atividades em 1907 sob os cuidados das irmãs de São José de Chamberry, de origem francesa.

O prédio, na antiga avenida Capanema, hoje aos cuidados do Colégio Bom Jesus, mantém o nome “Lourdes”.

As fotos que publico hoje foram feitas no convento São José, que administrava o colégio, durante o encontro do Croquis Urbanos de Curitiba.

Nesse dia, comentaram que terreno que continha o colégio e o convento, era formado pelo imenso quadrilátero das atuais Av. Souza Naves, rua Padre Germano Mayer, Av. Pres. Affonso Camargo/São José e Rua Fioravante Dalla Stella. Para manter o convento, o terreno foi sendo desmembrado, mas mesmo assim continua muito grande, com uma grande área livre com árvores, hortas e plantação de flores. Dentro desse quadrilátero, hoje existe uma travessa de nome Mère Julia, que foi diretora do Colégio do Cajuru de 1907 até 1961.

Por trás dos seus muros, encontramos um lugar incrível, um refúgio de paz e contemplação, que assistiu ao longo de mais de um século, as transformações da nossa cidade.

Uma linda reportagem da Gazeta do Povo sobre as alunas e um querido professor (Eloyr Blanck) pode ser encontrada aqui.

5 comentários:

  1. Lindas fotografias. Estudei nesta escola 1966/67/68. Fiquei emocionada ao ver as fotos. Existia uma gruta no fundo do terreno onde tinha um muro com a divisa do Móveis Cimo. As aulas de canto eram no último andar do prédio grande. Um silêncio total onde se ouvia o barulho dos pompos no telhado;Meio aterrorizador para nós crianças...Me lembro também que eram as irmãs do colégio que aplicavam as injeções nos pacientes do Hospital Cajuru! incrível !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belas lembranças Beatriz. Obrigado por compartilhar. Abraço.

      Excluir
  2. Lembrei de um detalhe: As irmãs mantinham uma criação de bicho da seda e nós crianças pequenas eramos levadas lá para ver a curiosidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana. Convide suas amigas a compartilharem essas lembranças aqui nessa postagem. Seria muito bonito. Abraço.

      Excluir
  3. Incrível!
    Estudei nesta escola no fim da década de 80. Tenho lindas lembranças desta capela!
    Emocionante!

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.