Sol do Oriente

A caminho de fotografar o prédio da Paraná Previdência, chamou a minha atenção esse prédio que nunca havia notado antes (certamente por nunca ter caminhado nessas quadras).
Evidentemente me pareceu um templo com aquela pequena torre (de vigia?), entrada principal com colunas e no alto, uma estrela de cinco pontas.
Pesquisei na internet pelo endereço e descobri que o local foi o quarto templo da Loja Maçônica Sol do Oriente, inaugurado em 15/07/1952, depois de ter passado pela Vicente Machado, Emiliano Perneta e Lourenço Pinto.
Nesse local permaneceu até 1962 e depois, passou pela João Gualberto, Visconde do Rio Branco e atualmente (assim parece), está na Brigadeiro Franco no bairro do Parolin.
Como a maçonaria restaurou a Casa do Parolin (bem tombado pelo estado) e essa fica bem próxima ao ultimo local citado, imagino que em breve ocuparão por completo o histórico casarão, que já retratei nesse post quando estava carente de atenção e mais tarde aqui, após o belo trabalho de restauro.
O prédio do post de hoje fica na rua Portugal, 350 (com a Inácio Lustosa) e não sei dizer se atualmente serve à algum propósito.

Comentários

  1. Durante um tempo o prédio sediou atividades como templo maçônico e como templo umbandista (em horários alternados) http://www.paimaneco.org.br/jornaltpm/jornal-do-tpm-3o-edicao/umbanda-no-parana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas