A Casa Frederico Kirchgässner acuada




Projetada em 1929 pelo arquiteto Frederico Kirchgässner para sua moradia, e concluída em 1932, essa casa é um verdadeiro marco da arquitetura modernista, no Paraná, e uma das primeiras do Brasil.

Mesmo em terreno íngreme, de acordo com o próprio Kirchgässner, a casa foi construída, na época, num local estratégico, pois possuía a vista da cidade e a panorâmica da Serra do Mar, visão esta que não é mais possível atualmente.

Kirchgässner conseguiu realizar só mais uma casa nas linhas do modernismo, a de seu irmão na Rua Visconde de Nacar, antes de se curvar ao gosto conservador vigente na época, em Curitiba e adotar uma linguagem eclética nas suas obras posteriores.

Após o falecimento de F. Kirchgässner, em 1988, no intuito de salvaguardar um importante exemplar da arquitetura paranaense, fase modernista, o bem foi tombado pelo Estado do Paraná.

Fonte: Site do Patrimônio Cultural do Governo do Estado do Paraná

A casa coberta de pichações e parcialmente cercada por concertinas afiadas, demonstram o quanto Curitiba tornou-se menos tranquila e educada. Hoje o pequeno terreno, sua condição externa, os pavorosos cabos nos postes e as vias movimentadas, parecem acuar essa pequena jóia da nossa arquitetura.

Comentários

Postagens mais visitadas