Nova pintura da sub-sede do Ministério Público





Tenho passado com freqüência pela Marechal Floriano e chamou a minha atenção que a sub-sede do Ministério Público está tendo a sua pintura restaurada. As duas últimas fotos mostram como está ficando.

As duas primeiras fotos é de uma outra postagem que fiz em 2011, quando recebi algumas fotos antigas de Curitiba que fazem parte de um raro livro italiano chamado "Il Brasile e gli italiani". Na época, publicava uma foto antiga e uma foto minha o mais próximo possível do mesmo ângulo.

Comparando a foto antiga e o prédio atual, percebe-se que em algum momento ele foi ampliado no piso superior, permitindo que oito novas janelas fossem instaladas. Os adornos no alto do prédio, ganharam a companhia de antenas e o trilho que provavelmente passavam os bondes, hoje dão lugar à canaleta do expresso. 

O edifício foi adquirido pelo estado do Paraná, em 1902, com a finalidade de abrigar diversas repartições públicas. Foi adaptado às novas funções pelo projeto do Engenheiro Cândido Ferreira de Abreu e a partir de dezembro de 1903, ali se instalou a Secretaria de Obras Públicas, Interior e Justiça, o superior Tribunal de Justiça e ainda a Diretoria de Higiene. Abrigou também o Tribunal de Júri. 

Em 1999, quando o Ministério Público já estava ali instalado há 2 anos, iniciou-se o processo de restauração do edifício. Atendendo a critérios de restauração, o projeto previu a restauração dos espaços externos, elementos decorativos internos e externos, esquadrias, pisos e forros originais, bem como adequações necessárias, atendendo à legislação vigente de acessibilidade. 

O tombamento deste bem, após a sua criteriosa restauração, demonstra exemplarmente o como preservar o patrimônio, dando-lhe o reconhecimento pela lei 1211, de seu valor histórico cultural na sua concepção mais acertada.

Esse texto foi extraído do Livro do Tombo da Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná. O prédio fica na Avenida Marechal Floriano, 1251 no Bairro Rebouças.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas