Grupo de caminhadas observacionais

Esse é um projeto que gosto muito e que veio bem à calhar com a minha intenção de circular e registrar a cidade de Curitiba.

Há seis anos dois amigos (Mário Sergio e Rafael), organizam sem fins lucrativos as caminhadas observacionais em Curitiba, atividade que desconheço paralelo na cidade e nunca soube de algo semelhante em organização, abrangência e longevidade no Brasil.

A cada estação do ano, acontece uma, sendo essa do Seminário a vigésima quarta. Participo desde a terceira edição e apesar de um pouco cansativa para um sujeito sedentário como eu (não é bolinho caminhar, mesmo lentamente, por 4 horas seguidas), as caminhadas são sempre um grande prazer, por podermos conhecer intimamente bairros de Curitiba pelos quais passamos apenas rapidamente e com o tempo que a fotografia exige para registrar coisas que talvez nem quem mora no bairro percebem.

Outro ponto positivo é o de conhecer novas pessoas e perceber o quanto um grupo desperta a atenção pelo simples fato de caminhar pela cidade onde mora.

Sei que o projeto fará uma parada técnica e não sei dizer se um dia será retomado, gostaria que sim, já que não há forma mais segura e divertida de se fotografar vários pontos de um bairro num único dia.

Gostaria que essa iniciativa incentivasse outros grupos no mesmo formato e quem sabe até, alguma iniciativa oficial da área de turismo da prefeitura de Curitiba (atenção candidatos), por tratar-se de uma forma de turismo barata, saudável e sustentável.

Agradeço ao Prof. Mário Sérgio Freitas e ao Rafael Codognoto por esses anos todos de dedicação voluntária à uma atividade simples e ao mesmo tempo brilhante.

Comentários

Postagens mais visitadas