Croquis Urbanos no Templo Presbiteriano da Comendador Araújo






De volta praticamente ao mesmo ponto da semana passada, dessa vez o Croquis Urbanos de Curitiba olhou para o outro lado da rua, ou seja, para a Igreja Presbiteriana.

Um pouco da história do templo. No dia 01/11/1893 no salão à Rua Aquidaban (atual rua Emiliano Perneta) nº 6, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana de Curitiba, tendo como objetivos obter a sua individualidade jurídica e tratar da edificação de um templo no terreno adquirido em 20/12/1890 na rua Comendador Araújo.

Em fevereiro de 1894 iniciou-se a construção do Templo, projeto de Carlos Neumann, e apesar da revolução federalista e suas consequências, a obra continuou quase sem interrupção, embora com pouco pessoal.

Na fachada do Templo, no vértice superior, há uma Bíblia aberta, de mármore branco, com a inscrição: "A Palavra de Deus" e na parede dos fundos, há o letreiro, bem visível até hoje, com a data: "A.D. 1895", ano da conclusão da obra. O primeiro culto acontece em 1896, inaugurando oficialmente o novo templo.

Fonte: http://www.ipctba.org.br/igreja/historia.html

Comentários

Postagens mais visitadas