Conservatório de MPB e o USK Curitiba



Ontem o encontro de sábado do Urban Sketchers Curitiba aconteceu diante do Conservatório de MPB.

O prédio do Solar dos Guimarães foi construído no século 19 como residência da alta burguesia da época em Curitiba. No início do século 20 transformou-se em ponto comercial, tendo servido a várias atividades. Em 1979 o casarão sofreu um incêndio, restando apenas as paredes perimetrais, que constituem importante testemunho da arquitetura eclética alemã. O imóvel foi adquirido e recuperado pelo município para abrigar a Casa da Memória e mais tarde o Conservatório de Música Popular Brasileira.

O Conservatório de Musica Popular Brasileira foi inaugurado no ano de 1992 e em outubro de 1993 mudou-se para a sua sede definitiva, cujo prédio é um projeto de reciclagem do Solar dos Guimarães, edificação de três pavimentos em pedra e tijolo construída no último quartel do século XIX, no Setor Histórico.

No campo do ensino o Conservatório vem se firmando como escola de excelência desenvolvendo diversos projetos que reúnem os melhores instrumentistas e professores do país. Funciona ali uma biblioteca com volumes específicos de músicas, reportagens sobre artistas da MPB e fonoteca.

Comentários

Postagens mais visitadas