Um painel do Poty sendo apagado pelo tempo

Quem mora ou visita Curitiba certamente já circulou/circula pela Rua XV e certamente também, já viu/admirou esse belíssimo painel do nosso Poty Lazzarotto na lateral de um belo prédio na esquina com a Marechal Floriano. E os que o veem com freqüência, devem notar seu progressivo apagamento pela ação do tempo.

Dada a importância e beleza do painel, espero que a nova gestão da prefeitura de Curitiba busque a sua restauração tão logo seja possível.

E repetindo o texto que já publiquei quando falei desse painel em outro post, quando disse que ele  executado em 1993, ano em que Curitiba completou 300 anos, a Catedral completou 100 e foi elevada ao grau de Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz.

O painel homenageia as pessoas que a construíram e mostra um trabalhador sentado num andaime, tranquilamente fazendo um lanche e bebendo seu vinho.

Algo que me parece estranho no painel é o dirigível, que até onde sei, sobrevoou Curitiba na década de 30, muitos anos depois da Catedral ser concluída. Será que o personagem tomou um pifão daqueles e está vendo dirigíveis?

Comentários

Postagens mais visitadas