História subtraida




Na Praça Santos Andrade há diversos bustos, principalmente de educadores, que estão todos voltados para o prédio histórico da UFPR reverenciando o valor da educação na formação do cidadão e de uma sociedade mais justa.

Tristemente por toda cidade o roubo das placas de bronze que identificam e contam um pouco da história dessas pessoas ilustres passaram a ser furtadas. Numa tentativa de evitar a continuidade desse tipo de crime, a prefeitura passou a substituir essas placas de bronze por outras de cerâmica.

Agora a ousadia desses ladrões foi além e eles passaram a roubar os bustos, deixando vergonhosamente para Curitiba, uma coleção de pedestais acéfalos como esses que fotografei na Santos Andrade. Nós moradores e os que nos visitam não saberemos mais como eram as feições dos ilustres professores Victor do Amaral, Nilo Cairo e João Ribeiro de Macedo Filho, a não ser que os bustos sejam repostos e a atividade criminosa de furtar e receptar esse tipo de material seja inibida.

Comentários

  1. É uma vergonha o roubo e o vandalismo destas estátuas.

    ResponderExcluir
  2. Foi roubo ou retirados para cópias, como fizeram com outros em outras praças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saberia dizer Mauricio, mas até o momento não houve manifestação de qualquer pessoa informando que a retirada teve esse propósito. Mas creio que a intenção foi criminosa mesmo porque quando estava fazendo essas fotos, um morador da praça disse que num dia foi observado um dos bustos no chão e no outro dia o seu desaparecimento. Espero que as cópias em gesso de todos os bustos e estátuas de Curitiba estejam armazenados em algum lugar em segurança.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas