quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Mais uma obra de Frederico Kirchgässner








Nesse último domingo ao acompanhar o pessoal do Croquis Urbanos num novo encontro na rua Riachuelo, descobri que o prédio escolhido além de recém restaurado pela Thá, foi projetado na década de 1930 por Frederico Kirchgässner.

Até então acreditava que dele existiam apenas a sua casa, a de seu irmão Bernardo e o prédio da rua Portugal. Eis que restaurado o prédio carrega a marca do arquiteto e para comprovar, a plaquinha com seu nome foi recuperada, exatamente como nas suas outras obras do São Francisco.

Da placa na frente do prédio retirei as seguintes informações: "O Edifício Guilherme Weiss representa o estilo eclético com linhas do estilo art déco do início do século XX. No começo dos anos 30, Guilherme Weiss, comerciante e fabricante de cerâmica, construiu o edifício de três pavimentos, com espaço para quatro lojas no térreo e andares superiores ocupados pelo Hotel Martins.
Em 1991, o prédio foi devastado por um grande incêndio, que deixou intacta só a parte da fachada. Estrutura restaurada pela Thá e GT e integrada ao All You Need, criando uma ponte entre o passado e o futuro da cidade."

Um comentário:

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.