Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora













Domingo pela manhã estive na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora na rua Martin Afonso, onde pela primeira vez pude registrar essa bela igreja externa e internamente.

A paróquia mas antiga de Curitiba, a de Nossa Senhora Auxiliadora, data de 1902, quando cerca de 50 famílias de imigrantes compraram um terreno na esquina das Rua Martim Afonso e Visconde do Rio Branco, onde construíram uma pequena capela de madeira e alojamento para sacerdote. Esta paróquia era atendida pelos padres basilianos, vindos de dois em dois meses de Prudentópolis e Iracema.

Em 1920, o conselho Paroquial passou a escritura da propriedade comunitária para a Ordem Basiliana, ocasião em que foi iniciada a construção de uma igreja maior, de alvenaria, sob a direção do pároco Rafael Krynickyj. A obra foi terminada em 1943 pelo padre Nicolau Iwaniuv, que também construiu ao lado, uma residência para os padre basilianos. A igreja foi consagrada no mesmo ano, em cerimônia solene, pelo arcebispo de Curitiba, Dom Atiço Eusébio da Rocha.

Em 1963, contando a paróquia 600 famílias, a igreja tornou-se muito pequena para as funções litúrgicas. Foi iniciada a construção de prédio de maiores proporções, sob orientação do pároco Pe. Nicolau Iwaniv, obra esta concluída em 1970, sob a responsabilidade do pároco Pe. Marciano Pensak, quando a pequena igreja, situada no interior da recém-construida, foi demolida.

Fonte: http://www.ucranianos.com.br/roteiros_turisticos_auxiliadora.htm

Comentários

Postagens mais visitadas