Praça Garibaldi



Antigo Largo do Rosário, pela presença da Igreja do Rosário, do século XVIII, já foi Largo Faria Sobrinho, no final do século XIX. Agora é Praça Garibaldi em homenagem a Giuseppe Garibaldi, o unificador da Itália e líder da República Juliana em terras brasileiras.

Revitalizada em 1995, recebeu dia 25 de maio a Fonte da Memória. A cabeça de cavalo, bronze do escultor Ricardo Tod, é um convite à reflexão de que "o tempo não existe quando a memória do homem permanece", numa referência às antigas feiras de colonos, em torno do bebedouro para animais do vizinho Largo da Ordem.

Comentários

  1. Agora eu me situei, Washington! A Pça Garibaldi é o antigo Largo do Rosário. Havia um bebedor no meio do largo, onde os colonos que vinham lá de Santa Felicidade trazendo lenha picada e hortifrutícolas, paravam para que os seus cavalos tomassem água.

    Eu saí de Curitiba antes de você chegar e antes de todas estas modificações que você retrata. O seu blog está me permitindo fazer um nexo entre a "minha" Curitiba e a Curitiba atual.

    O seu blog é o que mais visito.

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Ví seu comentário somente hoje. Que legal que você tem visitado o blog. Que incrível você ter vivido em Curitiba antes de 1978. A cidade mudou demais mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas