Avenida João Gualberto


Uma das mais bonitas ruas de Curitiba, na década de 1920 era conhecida como Boulevard Dois de Julho. Tratava-se de um belo trecho arborizado, onde predominavam finíssimas residências.

Este trecho era o compreendido entre a Praça 19 de Dezembro e a atual Rua Comendador Fontana. O local era um reduto das famílias Leão e Fontana. O comércio girava basicamente em torno do engenho da erva-mate de Leão Junior e Cia, nas esquina da Rua da Glória.

Com a morte do Coronel João Gualberto na Guerra do Contestado, a rua passa em sua homenagem, a adotar seu nome. João Gualberto Gomes de Sá Filho nasceu na cidade do Recife, no Estado de Pernambuco, em 11 de outubro de 1874. Graduou-se alferes na escola militar do Rio de Janeiro em 1894. Posteriormente mudou-se para o Paraná e casou-se com Leonor de Moura Brito; passando a viver em Curitiba. Em 1912 foi escolhido para Prefeito de Curitiba, no entanto, desistiu desse cargo para assumir o comando do Regimento de Segurança do Estado do Paraná em 21 de agosto no posto de Coronel. Em 22 de outubro do mesmo ano, morreu no Combate do Irani, na Guerra do Contestado.
Fonte: Livro "Ruas e histórias de Curitiba" de Valério Hoerner Júnior. Editora Artes e Textos. Curitiba, 2002
Na foto é possível observar à esquerda, o Palacete Leão Júnior e ao fundo o Colégio Estadual.

Comentários

  1. O boulevard 2 julho, que antes era uma area barrenta, conhecida como atalho da Gloria foi totalmente urbanizado em meados de 1900. Gloria porque ali ficava o engenho da gloria (que hoje da nome a todo o bairro) do Italiano Francisco Face Fontana e posteriormente transformado na Mansao das Rosas (demolida em 1979-em frente ao colegio estadual) residencia em estilo toscano e com um dos mais belos jardins do pais cortado pelo Rio Bele) e também a mais antiga da Rua. Também na rua estavam instaladas muitas familias de poderosos ervateiros com seus chales e palacetes, como a vila de Caetano Munhoz da Rocha(ultima da avenida) e o Palacete da familia Leao. Joais da Arquitetura eclética Curitibana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo. Preciosas informações, muito obrigado por compartilhar. Lendo seu texto até fiquei imaginando a barrenta Boulevard 2 de julho.
      Uma curiosidade, vi que seu sobrenome êh Fontana. Alguma relação com o comendador?
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Sim Washington, meu tataravô! Parabéns pelo blog, se tornou uma leitura quase que diária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rodolfo! Uma honra tê-lo como leitor do meu blog! Um abraço.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas