Rua Barão do Rio Branco



A pequena travessa com aproximadamente setenta metros, começava na rua da Imperatriz e chamava-se Travessa do Leitner (onde o imigrande alemão possuía uma fábrica de cerveja). Após a libertação dos escravos, passou a chamar-se Rua da Liberdade, aberta pelo interesse da administração da estrada de ferro, tornando-se uma das mais importantes da cidade. Teve esse nome entre 1888 e 1912, quando passou a chamar-se Rua Barão do Rio Branco.

José Maria da Silva Paranhos, à pedido de seu pai, o Visconde do Rio Branco, recebeu a nominação do baronato do imperador D. Pedro II. Cônsul em Liverpool, Inglaterra, possuia residência em Paris. Seu respeitável acervo intelectual e sua atuação consular lhe garantiram o prestígio de diplomata competente. Por ocasião da proclamação da repúbllica, escreve ao ex-imperador, questionando se deveria por questão de fidelidade, abrir mão de sua carreira e posto diplomático. Dom Pedro (de quem era amigo) respondeu-lhe: "Diga-se ao Rio Branco que ele é bom servidor do País, ao qual terá ocasião de prestar serviços. Que continue a trabalhar pelo Brasil. Eu passo e o Brasil fica". Como ministro das Relações Exteriores da República, ajudou a solucionar problemas de limites territoriais com a Argentina, Perú, o território do Amapá e Acre. Entraram e sairam presidentes e pemanecia intocável o Barão, pois estava acima da política.

Faleceu no dia 10 de fevereiro de 1912, recebendo no Rio de Janeiro todas as homenagens como grande brasileiro.
Fonte: Livro "Ruas e histórias de Curitiba" de Valério Hoerner Júnior. Editora Artes e Textos. Curitiba, 2002

Comentários

  1. Washington, you ought to join the City Daily Photo site, since you post photos daily. All you have to do is provide an English translation of what you write.

    Once you do that, register on the portal!
    http://citydailyphoto.com/portal/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas