Solar dos Guimarães



O prédio do Solar dos Guimarães foi construído no século 19 como residência da alta burguesia da época em Curitiba. No início do século 20 transformou-se em ponto comercial, tendo servido a várias atividades. Em 1979 o casarão sofreu um incêndio, restando apenas as paredes perimetrais, que constituem importante testemunho da arquitetura eclética alemã. O imóvel foi adquirido e recuperado pelo município para abrigar a Casa da Memória.

Em 1992, uma parte do imóvel, com entrada pela rua Mateus Leme foi totalmente reconstruída e destinada ao Conservatório de Música Popular Brasileira, recebendo continuamente obras de manutenção. A outra parte da edificação, entretanto, com entrada pela rua Treze de Maio, teve que ser interditada por problemas estruturais.

Fechado há mais de uma década, o prédio histórico foi reformado dentro do programa de Recuperação dos Espaços Culturais, da Prefeitura Municipal de Curitiba. O prédio recebeu reforços na estrutura de sustentação da casa e do telhado, e teve todo o piso e a fiação elétrica substituídos, além das obras de adequação do espaço para abrigar o novo Ponto de Cultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Comentários

  1. Saudades da minha terra natal. Parabéns pelo Blog ele está maravilhoso. abraços Carlos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Carlos. Você é de Curitiba? Está em que lugar do Brasil hoje em dia? Quando morei em SP, também sentia muita falta de Curitiba. Abraço. Washington

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas