Campo Largo - fora do centro











As fotos de hoje eu fiz fora do centro de Campo Largo, onde encontrei várias casas de madeira belíssimas e um moinho abandonado. O dia estava muito bonito, o que deixou as fotos ainda mais interessantes.
Segue um texto sobre a história da cidade que extraí da Wikipedia.
O coronel Antonio Luíz, português de nascimento e conhecido pelo apelido de "Tigre", foi o grande pioneiro do atual município. Possuía uma sesmaria exatamente onde hoje se localiza a sede municipal. Tigre morava na Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, e ali mandou construir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, templo pioneiro na vastidão dos Campos Gerais.
Em 1819 o capitão João Antonio da Costa, que morava em Curitiba, e era possuidor de terras naquela região, doou à Nossa Senhora da Piedade parte de sua propriedade, permitindo que nela se instalasse quem bem entendesse, sem ônus algum, desde que viesse lavrar e cuidar da terra doada. Muita gente se dispôs ao empreendimento, e não demorou muito espalharam-se chaminés. Neste período o capitão benfeitor enviou ao lugar uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, que mandara vir do Estado da Bahia, ainda no ano de 1816. Tomava-se necessário a construção de uma capela, cujas obras foram iniciadas em 1821, sendo executadas pelo capitão Jerônimo José Vieira e administrada por João Antonio da Costa e padre José Joaquim Ribeiro da Costa.
Em 1828, após o término da construção da capela, o vilarejo foi elevado à categoria de Capela Curada, por Provisão do Bispo D. Manuel Gonçalves de Andrade. O padre José Joaquim, benfeitor da comunidade, foi o primeiro a rezar missa na Igreja Primaz de Campo Largo. Depois de prestar humanitário serviço ao povoado, o padre foi substituído pelo sacerdote Justiniano Ferreira Belo.
Campo Largo da Piedade foi elevado à categoria de Distrito Judiciário em 1841, pertencendo à Comarca de Curitiba. Em 2 de abril de 1870, foi criado o município, com território desmembrado do município de Curitiba. A instalação oficial ocorreu no dia 23 de fevereiro de 1871. No dia 6 de novembro de 1882, elevou o município à categoria de Cidade e passou a sede de Comarca no dia 18 de abril de 1873.

Comentários

  1. Lindas!Para não perder o costume, vou roubar pelo menos uma.

    ResponderExcluir
  2. OPAZ, eu estive em campo largo ontem pela manha (quarta) no parque newton puppi e o dia estava show e também dava pra ver a igreja matriz bem de longe... passa mais umas dikas de como encontrar esse moinho que pretendo ir lá de bike conferir de perto... valeuz,

    JOPZ

    ResponderExcluir
  3. Conheci uma pessoa que adora casas de madeira e é pintora. Indiquei seu blog pra ela conferir.
    Aproveito para desejar um Natal de muita harmonia e confraternização juntò à sua família e amigos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito lindas as casas fotografadas, Takeuchi; ao ver as suas fotos acima( entre outras tantas...) fico com uma vontade danada de sair até chegar na lindinha Campo Largo. A paisagem é encantadora.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jopz. Não sei direito, pois foi meu cunhado (que mora em CLG) quem me guiou até o local. Mas sei que fica ao lado da associação dos funcionários da Incepa.

    Oi Gina! Feliz Natal para você e todos que ama!

    Oi professora! Sim, vale a pena conhecer essa pequena cidade, nem que seja para comprar porcelana a preços bem convidativos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas