A Praça 19 de Dezembro e a Maçonaria










Aguardei até o dia de hoje, 19/12/2011, dia do 158 aniversário da Emancipação Política do Paraná, para dividir com vocês algumas informações curiosas que obtive sobre símbolos maçônicos que podem ser observados na Praça 19 de Dezembro.
Antes, apenas um esclarecimento. Não sou membro da maçonaria, mas as informações aqui prestadas foram obtidas através de um membro ativo, que permitiu o uso dessas no meu blog. As divulgo por achar fascinante esse tipo de história (sinais ocultos) e por guardarem uma relação direta com nossas vidas, pois dizem respeito a um local que todos que moram em Curitiba conhecem.
Dois ex-prefeitos de Curitiba, Ernani Santiago de Oliveira e Wallace Tadeu de Mello e Silva (ambos Maçons), homenagearam a Maçonaria do Paraná colocando em prática o projeto da Praça 19 de Dezembro, onde diversos símbolos maçons foram inseridos e também, referencias à cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. A maçonaria brasileira tem ligação direta com a maçonaria norte americana.
O obelisco da nossa praça, foi inspirado no Washington Monument (que fica no centro do Constitution Gardens). O obelisco americano tem 169,7m e o curitibano tem 41,31m de altura.
O formato do chafariz da Praça 19 de Dezembro copia o Tidal Basin, um grande lago próximo ao Washington Monument (como pode ser visto nas imagens aéreas obtidas no Google).
Os outros símbolos ocultos na praça são os seguintes. O numero 7 na Maçonaria é considerado o numero perfeito, obtido da soma de 4 (os elementos da natureza) e 3 (a Santa Trindade), ou seja, a união da ciência com a espiritualidade. Sete eram os refletores no chafariz, 7 metros é a altura da estátua do homem nu e 70cm o tamanho do pé da estátua.
O triangulo na maçonaria significa estabilidade, harmonia e o triangulo eqüilátero simboliza a divindade. Um triangulo eqüilátero é formado na praça 19 de Dezembro unindo três importantes membros da maçonaria, o Barão do Serro Azul (rua que termina na praça), Cândido de Abreu (avenida que inicia na praça) e Tiradentes (colégio de frente para a praça), marcando a assinatura maçônica.
A letra G também tem forte simbologia para os maçons. O “G” significa Geometria em diversas línguas. A Geometria era tida quase como uma ciência sagrada, mãe da arquitetura e da construção, sem a qual as Catedrais não podiam ser planejadas e concluídas. Na praça o G está representado no punho fechado do Homem Nu.
A escultura e o painel da praça foram executados por Erbo Stenzel, Humberto Cozzo e Poty Lazzarotto
Isaac Lazzaotto, pai de Poty, era ferroviário e trabalhava para Wallace de Mello e esse solicitou ao seu filho Wallace Thadeu de Mello e Silva (um dos prefeitos que idealizaram a praça) que desse à Poty a execução do mural de azulejos. No centro do painel de Poty, há um homem vestindo um avental maçônico, que simboliza o iniciado maçônico, representando a prontidão para o trabalho e simbolicamente, representa a vestimenta corpórea da alma.
Apenas recentemente (15/10/2014), fui informado de que o Sr. Guilhobel Aurélio Camargo, pesquisador e autor de várias matérias sobre a Praça 19 de dezembro, é a fonte das informações desse post.

Comentários

  1. WOWS, show de imagens e informações, amanhã vou lá com minha picareta procurar um tesouro.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. É como eu compartilhei no Facebook " Prá um que adotou a cidade e o estado, o 19 de Dezembro não passou desapercebido." Ou seja poucos lembraram da data.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jopz. Pode levar a picareta, pois dizem que ha uma urna ou bau escondido por ali.

    Oi Maumau. Hoje em dia as datas civicas tem pouco significado para a maioria das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. cara adoro seu blog, to de ferias e é "obrigação" dar uma olhada, tem ainda algumas postagens que não vi, mas essa foi fantástica.
    Como disse, amo historia ainda mais reais que são mostradas por argumentos verdadeiros.
    Belíssimo trabalho, parabéns.
    Aproveitando, boas festas.
    Aquele

    ResponderExcluir
  5. Oi Daguvasco. Muito obrigado pelas visitas e pelo elogio. Fico motivado em saber que pessoas curtem conhecer um pouco mais ou ver Curitiba pelo ponto de vista de outra pessoa. A cidade é impregnada de história e de histórias, isso é fascinante.
    Grande abraço e aproveite bem as férias e as festas!
    Washington

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li agora essas informações e achei interessante, passo por ali todos os dias e fotografo sempre.

      Excluir
    2. ops esse nick http://cwbcrazycity.tumblr.com/ e http://titablister.tumblr.com/

      Excluir
  6. Caro Washington, só nesta semana fui ter uma folga de verdade para me atualizar nas suas postagens mas recentes... Excelente a cobertura das referências à Maçonaria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Magníficas fotos e sempre mandando ver na cultura e histórias reais de nossa querida Curitiba, mesmo tendo nascida e vivendo aqui, tenho muito a conhecer dessa cidade, e quando criança eu e meu irmão sentávamos nos pés do homem nú, nunca havia reparado que sua mão fechada representa a letra G, interessante a histórias dos Macônicos e a representação significativa em nossa cidade, gostei...

    ResponderExcluir
  8. Oi Neia. Obrigado! Casa dia também descubro algo de novo em Curitiba.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas