Casa da Estrela - uma casa de madeira única em Curitiba - exterior






Eu já havia lido e visto fotos da Casa da Estrela. Tão inacreditável a imagem e os relatos, que na época fui à Rua Dr. Zamenhof verificar se ela ainda existia. Para minha tristeza, não a encontrei em canto algum da rua.
Descobri em 2011, não sei exatamente como, que ela fora doada para a PUC-PR, que em 2006 fora desmontada e que estaria em numa fase final de recuperação e montagem.
Entrei em contato com um amigo na administração da PUC, que me colocou em contato com outra pessoa da área de marketing, que autorizou o meu acesso à casa para algumas fotos.
Na época a casa já estava totalmente recuperada, as pedras da base recolocadas exatamente na mesma posição original (uma tentativa anterior sem esse cuidado fora frustrada), pintura nova, madeiras tratadas. Faltava apenas a rampa de acesso à porta principal (nas fotos vocês irão reparar que essa está muito acima do nível do terreno) e todo o trabalho no entorno da casa.
Na época das minhas fotos, solicitaram que eu aguardasse a conclusão das obras e o início dos trabalhos de divulgação da casa, o que pela excelente matéria e vídeo publicados na Gazeta do Povo, já está em pleno curso. Para acessar a matéria da Gazeta, clique aqui.
Publico hoje as fotos do exterior e amanhã, publicarei as fotos do interior da Casa da Estrela. Se o exterior da casa já é incrível, asseguro que seu interior é ainda mais, assim como a história de quem a construiu.
Agradeço imensamente a PUC-PR pela oportunidade de ter tido acesso à casa e reverencio a iniciativa em preservar um exemplar da arquitetura que certamente é único no mundo. 

Comentários

  1. A casa é linda, Takeuchi. Guarda uma história incrível, bem típica de um romance. Ao ver a matéria na Gazeta, logo pensei: quero passaar lá pela PUC_PR para ver a casa bem de pertinho. É uma expressão de arte, engenhosidade, determinação na concepção do projeto e uma lição de vida.

    As fotos que você fez estão belíssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca as fotos de amanhã, mostrando a casa em seu interior e um pouco da história da sua execução! É incrível.

      Excluir
  2. Magnífica! Mal posso esperar amanhã! Realmente única, como únicos são todos os exemplares especiais. Obrigada outra vez Takeuchi, por nos conduzir pela entrada de acesso pela porta da frente da casa ESTRELA. Uma grandiosa história realmente, e através do teu blog eu tenho tido esse prazer tão único. Um grande abraço pra você, até amanhã então.. . Ansiosa pelo tour interior...

    ResponderExcluir
  3. Belas imagens!

    A arquitetura e seus estudiosos recebem um presente digno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas