Igreja Presbiteriana da Comendador Araújo



Durante nossa caminhada, passamos por um pequeno trecho da Comendador Araújo onde encontramos o Thalia de um lado e a Igreja Presbiteriana do outro. As duas primeiras fotos mostra o templo e no terceiro, outra edificação bem bonita, onde funcionada uma livraria evangélica. Ao fundo dessa edificação, o edifício que fica junto à Rua 24 Horas.
Um pouco da história do templo. No dia 01/11/1893 no salão à Rua Aquidaban (atual rua Emiliano Perneta) nº 6, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana de Curitiba, tendo como objetivos obter a sua individualidade jurídica e tratar da edificação de um templo no terreno adquirido em 20/12/1890 na rua Comendador Araújo.


Foram então apresentadas à Assembleia duas plantas de templos, sendo uma de autoria do engenheiro Ernesto Guarita e da Escola de Artes e Indústrias, e outra do construtor Carlos Neumann, sendo essa última a escolhida.
Em fevereiro de 1894 iniciou-se a construção do Templo e apesar da revolução federalista e suas consequências, a obra continuou quase sem interrupção, embora com pouco pessoal.
Na fachada do Templo, no vértice superior, há uma Bíblia aberta, de mármore branco, com a inscrição: "A Palavra de Deus" e na parede dos fundos, há o letreiro, bem visível até hoje, com esta data: "A.D. 1895".
Em janeiro de 1896, a assembleia Geral da Igreja reúne-se "na casa do culto, rua Comendador Araújo", pagando-se apenas meio mês de aluguel do "salão de cultos" (na rua Aquidaban), e fazendo-se o último registro de pagamento de diária dos trabalhadores ligados à construção do Templo. Estava inaugurado o templo e nesse mesmo mês, o primeiro culto no novo endereço foi realizado.
Fonte: http://www.ipctba.org.br/igreja/historia.html

Comentários

  1. A igreja é linda!
    E como sou presbiteriana, da próxima vez que eu for a Curitiba não quero deixar de conhecê-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena. Além da Igreja, a rua toda é "tombada" pela Prefeitura de Curitiba

      Excluir
  2. Nenhum comentário a respeito do significado do cifrão "$" no alto deste edifício? Sempre quis saber o que significa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não achei na internet, liguei na igreja e perguntei. Não se trata de um cifrão. Disse quem me atendeu que trata-se um símbolo antigo da cristandade e é na verdade a junção de três letras gregas, abreviando uma frase que em português se traduz como : Jesus Salvador dos homens.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas