Rua Professor Fernando Moreira


A foto de hoje mostra o canal da rua Professor Fernando Moreira, mais conhecida como a Rua dos Chorões e pelo Rio Bigorrilho (informação gentilmente fornecida pelo Marcelo, um caro leitor desse blog), que ainda corre pelo seu canal.
Não foi nada fácil achar alguma informação sobre quem teria sido o Professor Fernando Moreira. As informações do texto a seguir foram extraídas de uma entrevista ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia dada por Carlos Augusto Moreira, neto de Fernando Augusto Moreira, que imagino seja a pessoa que empresta à rua dos Chorões o seu nome.

Fernando Augusto Moreira (filho de pai português), nascido em 28 de agosto de 1877, veio para Curitiba do Rio de Janeiro para ser chefe de oficina de um jornal. Criou o seu próprio jornal intitulado “A República”, que divulgava os ideais republicanos durante o reinado de Dom Pedro II.
Pessoa de destaque no meio cultural da então pequena Curitiba, depois de fundar seu jornal, Fernando Moreira fundou um colégio. No início do século XX quando esteve no Rio de Janeiro em busca de autorização para ampliar seu colégio, voltou de lá com a informação de que não havia necessidade de autorização para tal e que poderia até fundar uma universidade, ideia que fez empolgar o grupo de notáveis que fundou a primeira universidade do Brasil, a UFPR, em 1912. Todos os seus filhos foram professores universitários. 

Comentários

  1. Caro Washington

    O rio da Fernando Moreira é o Bigorrilho. O rio Ivo é canalizado sob a rua Vicente Machado.

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Se há uma coisa que não entendo é de rio! Então, imagino que esteja certo!
      Obrigado pela informação. Vou corrigir.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas