Sociedade Morgenau



No dia 05/02/1918 um grupo de italianos fundou a União Recreativa Beneficente Villa Morgenau (nome pelo qual o atual Bairro Cristo Rei era conhecido), mais tarde rebatizada como Sociedade Morgenau, até hoje sua sede social localiza-se na Av. Souza Naves.
Em 1919, nas noites em que não havia baile, o seu salão principal era preparado para transformar-se numa sala e projeção de filmes, podendo ser considerado um dos primeiros cinemas de Curitiba. O equipamento foi vendido posteriormente, o cinema mudou para o Capanema e depois para o centro da cidade, mas o nome Cine Morgenau permaneceu.
Referência histórica, política e cultural no Cristo Rei, a Sociedade Morgenau completou 95 anos de fundação no último 05 de fevereiro de 2013. 

Comentários

  1. olá amigo virtual...faz um tempão que não passo por aqui...mas só poderia ser vc a postar essa foto que me trás grandes e feliz saudades, pois quando criança e morávamos na Vila Capanema, tds os domingos pela manhã depois da missa no Cristo Rei, eu, meu pai e meu irmão, passávamos em frente ao Cine Morgenau, para ver o cartaz do dia na parte da tarde...e todo os domingos a tarde eu e meu irmão íamos assistir, Zorro, Mazzaropi, Tarzan e na época da Pascoa o filme da Vida de Jesus em preto e branco, lembro que no filme Jesus nunca mostrava o rosto, então assistíamos tds os anos pra ver se Jesus ia virar de frente pra ver o rosto Dele, coisa de criança, mas era muito bom, guardo ótimas recordações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neia. O seu comentário valoriza o post de um modo que nem posso medir! É exatamente esse tipo de sentimento que busco ao fotografar Curitiba, não olhando simplesmente edificações, mas as histórias das quais essas fazem parte. Obrigado!

      Excluir
  2. Olá...não imaginei que teria esse sentimento sobre o meu relato, mas fico feliz que de alguma maneira, eu possa colaborar, são palavras que simplesmente aflora dos meus pensamentos, não sou uma pessoa culta, quero dizer, que estudei só até a 8° série do antigo ginásio, mas gosto muito de coisas antigas, mesmo as que não fizeram parte da minha infância, e sempre procuro ler e pesquisar. Gosto das coisas novas e acho maravilhoso, principalmente as que tem relação com a tecnologia, tanto científica em várias áreas,como na informática,"se não", não estaríamos aqui né, conhecendo teu magnífico trabalho.Mas, as que realmente me atrai apaixonadamente são as coisas antigas, histórias de vidas de pessoas, as vezes quando passo enfrente a uma casa antiga e, fico imaginando ( quem será que morou ali, de que família pertencia essa moradia, será que ainda vive parentes ou familiares?). E assim voa minha imaginação

    ResponderExcluir
  3. É muito lindo mas agora o seu dono e diretor vão passar um tempinho num outro clube fechado menos aconchegante que esse ..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas