Dois pássaros do Jardim Botânico


Caminhando pelo Botânico, dois pássaros chamaram a minha atenção. Primeiro um quero-quero, que existem às dúzias por todo parque, parecia estar posando para as fotos dos passantes. Ele permitia que as pessoas se aproximassem bastante para fotografá-lo. Graças a isso, pude constatar o quanto é bonita essa ave! O segundo pássaro nunca havia visto. Além das penas decoradas, ele possui uma espécie de máscara de um amarelo bem vivo.
Pelo Facebook, um leitor do blog disse que o segundo pássaro é um pica-pau-do-campo ou Colaptes campestris, que é um grande pica-pau sul-americano, campestre e terrícola. Também é conhecido como chã-chã.
E para não deixar o quero-quero triste, o quero-quero ou Vanellus chilensis é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo a família dos Charadriidae. Ocorre em toda a América do Sul e em alguns pontos da América Central, e sendo uma ave muito popular acabou por fazer parte do folclore de várias regiões.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Postei que a foto era de um picapau amarelo. Depois verifiquei que se trata de um picapau do campo. Mas ele também é amarelo :) ... Bom, o certo é que é um picapau. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato é um pica-pau-do-campo. Vi a foto na internet. Obrigado Souza.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas