Pista de Skate da Praça do Atlético











Destruída para atender as exigências da Fifa para a Copa do Mundo 2014, a pista de skate da Praça Afonso Botelho, popularmente conhecida como pista do Atlético foi objeto de discussão durante muito tempo para os skatistas de Curitiba.

A antiga pista possuia um layout característico das pistas de skate do final dos anos 90/inicio dos anos 00. Quarter Pipe, rampa reta, palco e savana com canos, além de um spine.

Bastante surrada e sem manutenção, a pista era mantida pelos próprios skatistas locais. Alguns destes locais se uniram e formaram a As Praça, ou associação dos skatistas da Praça.
Após a demolição da antiga pista de skate, a prefeitura prometeu aos skatistas da cidade a reposição da pista ao final da Copa do Mundo.

Iniciou-se ali, algo inédito em Curitiba. Uma parceria entre Prefeitura de Curitiba e skatistas, os quais foram representados pela Associação dos Skatistas da Praça (AS Praça).
A AS Praça contribuiu para o desenvolvimento do projeto da nova pista (layout) e de fato, em 2015 começaram as obras na Praça.

Pouco antes do termino das obras da pista, novamente a Prefeitura acionou as entidades que representam o skate como a PRa Skate, a AS Praça e a FSP e alguns skatistas de Curitiba, para avaliar o que ja estava construído e discutir sobre últimos ajustes, como a angulacão dos quarter pipes, as cantoneiras dos palcos e bordas, acabamento do piso da pista, construção das rampinhas retas (rampas que servem para gerar velocidade para usar corrimão e as Hubbas (muretas) e a rampa do gap).

A Parceria foi honrada, as sugestões foram atendidas pela prefeitura e o resultado final pode ser observado agora com a pista em uso.

São centenas de skatistas utilizando diariamente a pista, que por sua fez ficou muito bem construída e com um acabamento impecável.

A PRa Skate agradece aos skatistas da AS Praça, ao Prefeito Gustavo Fruet, aos secretários municipais de Esporte e Lazer, Aluisio de Oliveira Dutra Junior e a todos envolvidos direta e indiretamente pela entrega da pista de skate.

O texto bem bacana acima, que conta a história da nova pista de skate da Praça do Atlético, retirei do site da PRaskate - Associação Paranaense de Desenvolvimento da Cultura e Prática do Skate.

Comentários

Postagens mais visitadas