Uskers na Manoel Coelho Arquitetura e Design





Ontem o USK Curitiba esteve na sede da Manoel Coelho Arquitetura e Design. Lá pai e filho (Manoel Coelho e André Coelho) nos receberam com muito carinho e muitas histórias foram descobertas e recordadas. E se Denise Coelho não estava, suas belas cerâmicas marcavam sua presença.

Manoel Coelho formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1967 - sendo aluno da primeira turma do curso. Na UFPR foi professor titular e coordenador do curso por vários anos. Participou do processo de Planejamento Urbano de Curitiba com projetos para o mobiliário urbano de Curitiba e a revitalização da Praça Osório. Ele também é o responsável pela arquitetura do Centro de Design do Paraná e do Tecnocentro.

Entre as diversas premiações destacam-se o Prêmio pelo Conjunto da Obra no 15° Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer; Prêmio pelo Projeto de Sinalização e Mobiliário Urbano de Curitiba na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Prêmio de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design; além de participações na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e Bienal Mundial de Arquitetura de Sofia, na Bulgária.

O lote de esquina induziu a um volume singelo com desenho que remete a uma proa de barco ancorada ao terreno. No pavimento térreo, o hall de entrada com pé-direito duplo promove a integração vertical dos espaços e deixa à mostra a estrutura em tesouras de madeira que sustentam a cobertura. A seguir alinham-se a recepção, reuniões, sanitários, biblioteca e sala de direção como volumes autônomos e vivamente coloridos. O pavimento superior é um espaço aberto, um amplo ateliê, no qual trabalham de forma integrada arquitetos e designers desfrutando de vista privilegiada para o bosque vizinho e à paisagem da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas