Igreja Católica Ucraniana São João Batista









A Igreja Católica de Rito Ucraniano no Brasil marcou seu início no final do século XIX, mais precisamente no ano de 1895, quando o primeiro grupo de imigrantes ucranianos, vindos majoritariamente da Ucrânia ocidental, desembarcou em nosso território. Seguiram-se outras levas, principalmente na 1ª e 2ª década do século XX.

Os nossos imigrantes, em sua maioria católicos, estabeleceram-se nos estados do Paraná e Santa Catarina. Até 1952 os fiéis ucranianos estavam sob a jurisdição dos bispos latinos das dioceses de Curitiba (mais tarde Arquidiocese), Ponta Grossa e Jacarezinho, das prelazias de Palmas e Foz do Iguaçu e de Joinville.

Em 10 de maio de 1958, a Igreja Católica de Rito Ucraniano no Brasil recebeu a alegre notícia da nomeação de seu primeiro bispo: Dom José Romão Martenetz, OSBM. Sua Santidade o Papa Pio XII o nomeou Bispo Titular de Soldaia e Auxiliar de Sua Eminência Dom Jaime de Barros Câmara. Dom José instalou sua sede episcopal em Curitiba.

Em 29 de novembro de 1971, Sua Santidade o Papa Paulo VI, pela Bula “EiusVicarius”, erigiu a Eparquia São João Batista para os ucranianos católicos no Brasil, com sede em Curitiba.

No frontão da igreja, vê-se dois números, 988 e 1988. O ano de 988 foi o ano da oficialização do cristianismo na Ucrânia e 1988 o ano que comemorou-se o primeiro milênio desse fato.

A Igreja fica na Rua Maranhão, 1200 - Agua Verde.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas