Visita guiada à Catedral de Curitiba
No próximo dia 17/12 acontece uma visita guiada na Catedral Basílica de Curitiba focada sobretudo no aspecto histórico do templo e em elementos ligados à arquitetura.
Estive numa dessas visitas com o Croquis Urbanos, quando fiz as fotos que apresento hoje. Posso dizer que é extremamente interessante e nas duas horas que dura a visita guiada, temos uma grande oportunidade para calmamente observar detalhes da Catedral que não se nota com pressa.
A visita é gratuita, porém as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo email catedralcuritiba@gmail.com (informar nome completo, RG e telefone).
Um pouco de história.
Em 1668 uma pequena igreja de pau a pique foi edificada no local com a denominação de Igreja de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
Anos mais tarde, essa pequena construção deu lugar a uma maior, em pedra e barro, denominada Igreja Matriz, que foi concluída em 1721. Essa, por sua vez, foi demolida entre os anos de 1875 e 1880, para que finalmente fosse edificada a atual Catedral, cujos trabalhos ocorreram entre 1876 e 1893.
Em 1894 recebe o título de Catedral, com a posse do primeiro bispo, D. José Camargo.
No dia 7 de junho de 1993, cem anos após sua inauguração, a Catedral foi elevada ao grau de Basílica Menor, em reverência à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a santa padroeira da capital paranaense.
A catedral foi construída em estilo neogótico - ou gótico romano - inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. As pinturas existentes são dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.