Um ícone enquadrado


No bairro do São Francisco, no alto do terreno onde está implantada a casa que postei ontem, via-se de longe entre árvores, casas e prédios, o edifício do antigo Eduardo VII, semi abandonado, esperado não sei bem o que para um dia iniciar o seu restauro.

Projeto de Ralf Leitner, construído em 1954 num terreno triangular na esquina da Rua Cândido de Leão e Av. Marechal Floriano, o edifício de 21 andares (o mais alto de Curitiba na época) foi por muito tempo o Hotel Eduardo VII. Segundo o depoimento dos herdeiros do empreendedor do hotel, que ocupa a totalidade do lote, o edifício foi inspirado no Flatiron Building construído em 1902 em Nova Iorque.

Comentários

  1. Antes de ler a matéria, imaginei que fosse o Edifício Pedro Demeterco, da Al. Dr. Muricy - pouco depois da Praça Zacarias. Pelo tom da foto, tendendo para o rosa, cor do prédio que mencionei e que também tem uma arquitetura interessante, na minha percepção. Por dentro, também é bonito. Estive uma vez lá, nos anos 1970, a procura dos escritórios locais da velha Cia. Atlantic de Petróleo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Pedro Demeterco é timber um belo prédio, especialmente a cúpula, que ficou esverdeada com o tempo.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas