Todos os prédios da Praça Tiradentes


























A praça mais central de Curitiba, na Tiradentes encontramos além de várias árvores imunes de corte, bustos e estátuas de figuras históricas, Valdir o Pipoqueiro, vários prédios icônicos da nossa capital, tais como a Catedral, o antigo prédio da loja Frischmanns, o Hotel Eduardo VII, a antiga Farmácia Stellfeld (com seu relógio solar), o prédio da antiga loja Prosdócimo, o Ed. Nossa Senhora da Luz e o Hotel Cacique.

Trajeto de milhares de curitibanos na rotina diária. Coração de Curitiba; Terminal de Ônibus; e comércio variado. A Praça Tiradentes é o local em que Curitiba tem datada sua criação oficial/política com a constituição da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais em 29 de março de 1693. O destino foi escolhido após os pioneiros terem habitado inicialmente a região do Atuba (Vilinha ou Vila Velha).

Dois obeliscos na Praça Tiradentes remetem ao fato. Um surgiu em comemoração aos 250 anos da fundação: ‘’Este marco assinala o chão sagrado em que os pioneiros povoadores dos campos de Curitiba elegeram as primeiras autoridades públicas e fundaram a Vila sob a égide de seu patriarca, o capitão-povoador Matheus Martins Leme’’. O outro faz menção ao Marco Zero e demarca as distâncias para outros Estados e a cidade de Paranaguá.

Ao longo da história foi conhecida como Largo da Matriz; ou Pátio da Matriz. Chegou a ser denominada Largo D. Pedro II após visita da comitiva imperial em 1880. Na oportunidade, o Imperador chegou a se hospedar no logradouro – mais especificamente no imóvel pertencente a Comendador Antônio Martins Franco. O nome atual veio com a Proclamação da República em 1889.

O Largo da Matriz serviu como segunda casa para tradicionais e pioneiras famílias de Curitiba. Sobrenomes Carrasco dos Reis e Leme tinham propriedades na região para eventuais eventos de cunho religioso ou artístico. Do período colonial – especialmente do cenário composto pela Igreja Matriz; prédio da Cadeia Municipal; dos primeiros arruamentos; e do núcleo comercial – a Praça Tiradentes conviveu com o progresso e as transformações urbanas.

Destaque para o início da influência dos imigrantes a partir de meados dos anos 1800; e das práticas de posturas que incluíam limpeza das vias; plantio de árvores; e recomendações em relação aos animais. Preocupações com o acúmulo de entulhos e esgoto também eram temas recorrentes. Os últimos anos do século XIX foram marcados pela inauguração dos bondes – que tinha como base uma das linhas no Largo da Matriz; assim como a construção da Catedral Basílica Menor de Curitiba.

A Praça Tiradentes foi marcada por aglutinar eventos religiosos; políticos; e comerciais. Recebeu com enorme festa os Voluntários da Pátria (1870); se tornou referência para movimentos operários; abrigou um dos episódios mais inusitados da cidade – a Guerra do Pente; e foi também a casa do primeiro supermercado de Curitiba.

A importância atual é visível na rotina curitibana. A Praça Tiradentes une o novo e o antigo. É um importante núcleo de comércio; Terminal de Ônibus – ponto inicial da Linha Turismo; e tem em sua extensão monumentos que homenageiam nomes como Tiradentes; Getúlio Vargas e Marechal Floriano Peixoto. Uma passarela de vidro possibilita que o transeunte observe o calçamento antigo da região. Fonte: Centro Histórico de Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas