Árvores mais alta e mais velha de Curitiba?










No último domingo estive novamente na Praça Gal. Werner Gross no Bom Retiro para fotografar a paineira gigante que está florida (assim como outra paineiras em Curitiba), derrubando suas enormes flores nessa pequena praça.

Há tempos li uma matéria sobre um livro que nunca tive em mãos chamado "Árvores de Curitiba" de Francisco Cardoso e nesse livro à essa paineira era atribuído o título de "Árvore mais alta de Curitiba" com 35 metros, estatura que inclusive demandou a instalação de pára-raios (o que é bom para a vizinhança). Nesse mesmo livro são citados como outros gigantes dois eucaliptos do Passeio Público com 30 metros. Citava ainda uma árvore (já derrubada) na esquina da Nossa Senhora da Luz com Fagundes Varela como a mais grossa de Curitiba e uma Imbuia do Bosque do Capão da Imbuia como a mais velha de Curitiba (com algo perto de 1000 anos, idade prá lá de controversa).

Pois recentemente numa matéria da Gazeta, a paineira do Bom Retiro além de ser mantida como a mais alta de Curitiba, também passou a ser tida como a mais velha de Curitiba devido a uma foto na qual ela aparece já grandona datada de 1858 (161 anos portanto). Como não há quem tenha datado de modo científico as árvores de Curitiba, acho pouco provável que de fato seja essa a árvores mais velha de Curitiba, mas certamente é a árvore que pagou de modelo há mais tempo.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas