Museu Guido Viaro


O Museu Guido Viaro funcionou entre 1975 e 1995 na antiga sede, rua São Francisco, 316. Na época era um órgão pertencente à Prefeitura municipal de Curitiba. O novo museu, inaugurado em 10 de novembro de 2009 fica situado na rua XV de Novembro 1348, bem no centro de Curitiba. É uma instituição particular registrada como "Associação Sem Fins Lucrativos".
O propósito do museu é a exposição e divulgação da obra do artista italiano radicado no Brasil. Além do acervo fixo o museu realiza exposições temporárias, projeções de filmes, palestras e cursos em áreas ligadas às artes. Mantendo sempre o foco na experimentação, pesquisa de linguagens e expansão dos horizontes humanos.

Guido Viaro nasceu em 1897 na pequena cidade italiana de Badia Polesine, e morreu em Curitiba em 1971. Chegou ao Brasil em 1927. Após uma curta temporada no Rio de Janeiro foi para São Paulo onde trabalhou como pintor de afrescos e ilustrador de jornais.

Em 1930 chegou a Curitiba onde permaneceu até sua morte. Guido foi pintor, desenhista, escultor, gravador e educador.

Foi um dos pioneiros no ensino de artes para crianças no Brasil, tendo desenvolvido já em 1937 no Colégio Belmiro César em Curitiba as primeiras experiências nesse sentido. Em 1953 criou o Centro Juvenil de Artes Plásticas, espaço de artes dedicado às crianças que funciona até hoje.
Em 1948 Guido foi um dos professores-fundadores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, instituição que por décadas vem educando e formando gerações de artistas. A obra de Viaro teve várias fases e valeu-se de muitas técnicas.

Comentários

Postagens mais visitadas