Reservatório do Alto São Francisco



O reservatório de água Alto São Francisco foi inaugurado em 24 de agosto de 1908 e é o primeiro de água tratada do Paraná. Ele está localizado na região central de Curitiba, mais especificamente no bairro do São Francisco, atende mais de 200 mil habitantes, distribuídos em 16 bairros.

A construção do Reservatório do Alto São Francisco resultou de um contrato assinado em 13 de abril de 1904 entre o estado do Paraná e a Companhia de Melhoramentos de São Paulo. As edificações protegidas pelo tombamento compreendem a casa de manobras e o chafariz, concluídos dois anos após a assinatura do contrato.

O chafariz obedece a um tipo de composição tradicional. Na base, oitava, destacam-se quatro bacias semicirculares, de pedra, para o recolhimento da água. Sobre esse octógono ergue-se um pedestal cônico, curvilíneo, sobre o qual assenta-se uma grande bacia circular de alvenaria ornada com baixos-relevos sob a forma de pétalas. Complementa o chafariz uma pequena torre oitavada adornada com golfinhos em alto-relevo.

O tombamento, além dessas edificações, abrange também os jardins, cercados por gradis de ferro e pilastras de alvenaria, com desenho de nítida inspiração art noveau.

Comentários

Postagens mais visitadas