Academias ao ar livre de Curitiba


A foto mostra a academia ao ar livre da Avenida Arthur Bernardes, no bairro Santa Quitéria. O texto abaixo explica essa grande iniciativa da nossa prefeitura.

Curitiba ganhou mais sete academias ao ar livre, que estão funcionando em parques, praças e centros de esporte e lazer nas Regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e Santa Felicidade. Agora já são 12 equipamentos instalados pela Prefeitura e, até setembro, a cidade contará com 130 espaços para prática de ginástica ao ar livre.

"São equipamentos para melhorar a condição física e, conseqüentemente, a qualidade de vida e a saúde das pessoas, ajudando a prevenir doenças", diz o prefeito Luciano Ducci.

Uma das novas praticantes de exercícios ao ar livre é a enfermeira Isaura da Conceição Costa. Todas as manhãs ela se exercita na academia do Eixo de Animação Arthur Bernardes. "Trabalho a noite toda, e antes de voltar para casa faço um exercício para me alongar e fortalecer os músculos", disse.

O vendedor autônomo Jacques Douglas Hollantz frequenta a mesma academia desde a inauguração do espaço, no fim de março. "Depois que colocaram o equipamento estou praticando mais exercício", afirmou.

Também animada com a academia da Arthur Bernardes, a aposentada Maria Helena Jraczyk pratica exercícios diários em dupla com a amiga Celestina Noqueira. As duas decidiram ter uma atividade física diária pela facilidade de praticar exercícios nos equipamentos da academia ao ar livre.

Parceria - Os equipamentos das academias são instalados por meio de parceria da Prefeitura com a empresa Assix Publicidade, que venceu o chamamento público. Por cinco anos, a empresa será responsável pela implantação, manutenção, conservação e produção de material gráfico (placas e folhetos) das academias. A parceria representa uma economia de R$ 6 milhões aos cofres municipais.

Os equipamentos das academias ao ar livre não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados para pessoas acima de 12 anos. Para praticar, basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo. "O ideal é fazer o circuito completo de aparelhos", diz o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas