Aniversário do Circulando por Curitiba


Há um ano iniciei esse blog dedicado à Curitiba, sem muitas pretensões além do meu desejo de registrar imagens e impressões de uma cidade que aprendi a amar como sendo minha. O desafio maior seria postar diariamente uma foto de Curitiba (ou com forte relação com Curitiba) e um texto referenciado a essa foto. Essa obrigação auto-imposta, fez com que eu buscasse diariamente novas imagens e cada vez mais informações sobre Curitiba. Descobri que existe, mas há pouca literatura dedicada exclusivamente a cidade de Curitiba, que essa informação está dispersa e há também, muita informação superficial espalhada pela web. Existiram exceções, como por exemplo, os posts sobre arquitetura modernista de Curitiba, cuja fonte foi o livro “Arquitetura do Movimento Moderno em Curitiba” do Professor e Arquiteto Salvador Gnoato; os posts sobre as ruas de Curitiba, cuja fonte foi o livro “Ruas e Histórias de Curitiba” de Valério Hoerner Júnior; algumas informações sobre a história de Curitiba dos livros de Anthony Leahy e os livros do Urbenauta Eduardo Emílio Fenianos (O Almanaque e os livros sobre os bairros de Curitiba).

Mas independentemente disso tudo, para mim tem sido uma jornada muito prazerosa, pois tendo a obrigação de registrar novas imagens a cada dia, fez com que eu ficasse quase que permanentemente junto da minha câmera e que passasse a olhar Curitiba com olhos mais atentos, num primeiro momento sobre a cidade em si e em seguida, sobre os que aqui moram e são esses os que fazem de Curitiba o que ela é. Percebi também, que meu blog é acompanhado silenciosamente pelos seguidores que se cadastraram e por outros seguidores ainda mais ocultos, mas ainda assim, fiz alguns contatos e algumas fotos e informações que consegui coletar, serviram à outras pessoas, o que me deixa bastante feliz. De bônus, no intuito de melhorar um pouco a qualidade da minha fotografia, fiz um curso básico e nesse momento estou terminando um curso intermediário, mas não contem para o professor Osvaldo sobre esse blog, pois ele é muito crítico e irá detonar as minhas fotos :o) .

Nesses últimos 365 dias, publiquei 363 posts contendo 671 fotos (dessas apenas 20 não são minhas) e textos extraídos de livros, internet e de minha própria autoria (por esses, minhas sinceras desculpas). De Curitiba falei de seus monumentos, de suas praças, de seus parques, de seus imigrantes, de sua história, de seus heróis, de seus artistas, de sua culinária, de suas ruas, um pouco das suas mazelas, de sua modernidade, de sua arquitetura, de seus teatros, de suas universidades, de seu verde, de sua gente e do jeito de ser dessa gente, que nasceu aqui ou veio de muitos lugares para estabelecer aqui o seu lar e onde, sua história foi, está sendo e será escrita. Em Curitiba escrevo a minha história e aqui, se Deus permitir, vou viver por muito tempo ainda, pois sou Curitibano de coração.
Para fazer a colagem de fotos desse post, selecionei as minhas fotos favoritas já publicadas.

Comentários

  1. Parabéns meu amigo fotógrafo! Seu blog como sempre disse, é um presente! Desejo pra você muita felicidade, saúde e arte! Que você continue prestigiando a todos nós com suas belíssimas imagens. Sou e sempre serei seu fã!
    Ah! Passa lá no CAFEZAU pra ver a minha exposição dos pés! Fica mais 2 semanas!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Felipe. Para me considerar um fotógrafo preciso remar muito ainda. Digamos por hora, ando por aí tirando uns retratos!

    Não fui no Cafezau (vou ver onde é e visitar), mas vi as fotos na web. Muito divertidas! Parabéns pelo bom humor e criatividade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para o "Circulando..." e para vc! Que continue a me matar de inveja por morar nessa cidade! ahuaauahauah

    ResponderExcluir
  4. Hi Washington, happy anniversary for "Circulando por Curitiba", a beautiful blog

    ResponderExcluir
  5. Hi Sciarada! Thanks a lot for your compliment and your visits.

    ResponderExcluir
  6. Antes tarde do que nunca... Estava de mudança e reinstalei minha internet há poucos dias...

    Parabéns! Como eu já havia dito, penso que vc possui a melhor seleção de fotos da nossa capital!

    Grande abraço!

    Denis
    Roqueiro Curitibano
    http://curitibanoroqueiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas