Grupo de caminhadas observacionais: Bairro Seminário - Arquitetura 1















Fui convidado pelo Prof. Mário Sérgio da UTFPR a juntar-me ao grupo de caminhadas observacionais que o professor organiza. A proposta é caminhar em grupo por um determinado bairro de Curitiba, numa rota previamente conhecida, mapeada e estudada pelo professor, com o objetivo de observar mais detidamente o ambiente urbano, seus detalhes, sua arquitetura, sua história e sua natureza.
Nessa última tarde de sábado, caminhamos por um roteiro de 8km no bairro Seminário, tendo como ponto de partida o cruzamento da rua Jerônimo Durki e a Vicente Machado.
Posso dizer que foi uma experiencia altamente agradável, tanto pelo que vi e fotografei, como pela companhia (isso sem falar do exercício físico).
Esse passeio rendeu muitas fotos, que pretendo postar em blocos, tentando dividir em alguns temas. Hoje irei postar as fotos relacionadas a arquitetura. A região é dominada por casas térreas, muitas com grandes e belos terrenos, com belos jardins e outras, pequenas e simples como algumas casas de madeira. Na Rua Carmelo Rangel, onde fotografei tempos atrás duas casas de inspiração modernista de Leo Linzmeyer, encontrei mais um exemplar nitidamente modernista, mas sei porém quem teria sido o seu arquiteto. Chama a atenção, detalhes como corujas no alto da casa, azulejos decorados nas fachadas e elementos que remetem ao movimento paranista.
Agradeço ao professor pelo convite e estaremos de prontidão para a próxima caminhada.

Comentários

  1. Olá
    Adorei seu blog, também não nasci em Curitiba, mas amo esta cidade como minha, estou aqui desde 1992.
    Gostaria de mais saber como entrar em contato com este grupo de caminhadas observacionais.
    Deixo meu e-mail para contato jacquerizen@terra.com.br
    Desde já agradeço sua atenção

    Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline. Obrigado pela visita.
    Vou mandar seu e-mail para a pessoal que planeja e lidera as caminhadas (Mario). A próxima, pelo que ele falou, acontecerá em agosto no Pilarzinho (vai ser de matar, pela quantidade de morros que tem lá!!!).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas