Hospital César Pernetta


No início do século passado, em plena 1ª Guerra Mundial, um grupo de mulheres da comunidade curitibana decide viabilizar um inédito atendimento em saúde para a população carente da cidade, notadamente as crianças. Com disposição incomum para a época, unem-se a médicos e líderes locais e conseguem inaugurar o Dispensário Infantil, que recebe os primeiros pacientes em outubro de 1919. Decidem ir além e, em seguida, lançam o projeto de construção de um Hospital de Crianças. Onze anos de intenso trabalho e mobilização social foram necessários para sua inauguração em 1930, e plena operação em 1932. Em 1951, o Hospital de Crianças passou a ser denominado Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta, em homenagem a um dos primeiros médicos a trabalhar nele.
Em agosto de 1956, é criada a organização mantenedora, a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, que permanece com o mesmo nome até hoje. Faz parte do complexo, o Hospital Pequeno Príncipe, inaugurado em 1971.

Fonte: http://www.hpp.org.br/historia

Comentários

  1. Boa tarde minha cunhada ficou internada nesse hospital no ano 1977 no me de setembro o dela recebeu notícia que ela tinha falecido mais até hoje não entregaram o corpo ele não tem atestado de óbito têm só o registro de nascimento consegue a segunda via do registro de nascimento mais não consegue o de óbito porquê conta que ela está viva desde dassa está ela está sumida alguém sabe com fazerpara conseguir esse documento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas